HOJE É DIA DE COSME E DAMIÃO!
® Lílian Maial
Hoje eu também queria correr nas ruas do meu tempo e ganhar saquinhos de doces de Cosme e Damião. Tenho uma criança inquieta que me habita o espírito, uma cigana que adora bugigangas e brilhos, uma dona das tempestades e da justiça, que se dobra a sorrisos puros.
Queria poder sair repartindo os suspiros, as cocadas, amendoins e doces de leite, disputando as balas e poemas.
Comemoro esse 27 de setembro com meninos arteiros, que sobem em letras e dão cambalhotas nos versos livres. Meninas ágeis, que escorregam nos verbos e se banham de palavras compostas. Crianças negras de mãos dadas com versos brancos. Crianças brancas soletrando a África em canções Tupi-Guarani.
Ah! Meu saquinho de doces tem tanto bem! Tem um sonho cor de rosa, uma gargalhada com chocolate granulado, um beijo de filho com sabor de coco, um contorcer de cócegas com sabor de sessão da tarde, uma preguiça de se enroscar na coberta numa manhã chuvosa e um cheiro de praia ensolarada de dezembro.
Meu saquinho não tem calorias, nem heresias. Tem a pureza da descoberta do amor e a delícia de adivinhar travessura.
Que Cosme e Damião nos abençoem e ilumine a infância, permitindo que se perpetue nas pessoas que acreditam nos laços do coração, sem cobranças, sem promessas, somente por ser amor!
**************